Coca-Cola | O fracasso da New Coke


O maior fail da história da Coca-Cola!

23 de abril de 1985, foi um dia que viverá na infâmia de marketing, o dia que foi lançada a "New Coke"(Nova Coca-Cola).

Na decada de 80, no EUA, a Coca-Cola via o crescimento de seu maior concorrente a Pepsi, vinha investindo pesado em marketing com grandes astros como Michael Jackson, e para reverter a situação a  Coca-Cola Company lançou uma nova formula chamada de New Coke.


O Maior erro da Coca-Cola

A Coca-Cola querendo passar uma imagem de inovadora, resolveu para de produzir a tradicional formula do refrigerante, e substituir por completo com a Coca-Cola pela New Coke, como o próprio Ceo da empresa, Roberto Goizueta,  disse na época que não haveria vacas sagradas, para quem não sabe, vaca sagrada é um termo usado no marketing para produtos consolidados, e o case da New coke é usado até hoje como exemplo, para inseri um novo produto não precisa retira outro, a não ser que o produto esteja dando prejuízo que não era o caso da Coca-Cola. 

A volta da Coca-Cola

Depois de muita pressão dos consumidores e engarrafadores do refrigerante(teve até alguns processos), em junho a Coca-Cola voltou com a velha formula rebatizada como "Coca-Cola Classic", foi um sucesso nunca se vendeu tanto refrigerante.  A New Coke ainda foi comercializada por um tempo como "Coke 2".

O presidente da empresa Donald Keough revelou anos mais tarde, em 2002 o documentário The People vs Coke que percebeu que era a única coisa certa a fazer, quando eles visitaram um pequeno restaurante em Mônaco e o dono do restaurante disse com orgulho que eles tinham "a bebida real , é uma verdadeira Coca-Cola ", oferecendo-lhes uma garrafa da velha formula da Coca-Cola.

Até o final do ano, a Coca-Cola Classic foi superando substancialmente tanto New Coke e Pepsi. Seis meses após o lançamento, as vendas da Coca-Cola tinha aumentado duas vezes mais que a  Pepsi.

Coca-Cola gastou uma quantidade considerável de tempo tentando descobrir onde ele tinha cometido o erro, em última análise, concluindo que havia subestimado  o apego dos a Coca-Cola.

A New Coke foi comercializada apena nos EUA e Canada. 

Teorias da conspiração

Inversão súbita da Coca-Cola em New Coke levou a vários rumores e teorias da conspiração, como ter sido proposital a retirada da Coca-Cola do mercado, que causaria uma grande procura na sua volta, aumentando a vendas e ultrapassando com folga a Pepsi.  Em uma palestra o presidente Keough respondeu a essa especulação, dizendo: "Nós não somos tão burros, e nós não somos tão inteligentes ".  Que deu no mesmo, deixando a teoria.

Outra teoria era que a empresa resolveu mudar o açúcar utilizado no refrigerante, que era de cana, para uma açúcar mais barato de milho, então retirou a Coca-Cola do mercado para que os consumidores não percebessem a mudança.

Mais uma teoria da teoria, existe a a teoria que até hoje na formula da Coca-Cola contem uma extrato vegetal que é retirado da folha de coca, outra teoria derivada é que na da New Coke eles mudaram a formula para não usar mais o ingrediente da folha de coca.

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário...

Tecnologia do Blogger.