Fusca | O carro do Hitler no Estados Unidos


O "carro nazista" fez sucesso graças a um publicitário judeu!

O Fusca foi lançado no Estados Unidos em 1949, e foi um fracasso, os americanos não gostavam do carro. Insensíveis ao seu arrojado design, criado pelo austríaco Ferdinand Porsche, inspirado numa gota d'água, o achavam feio e pouco prático. Deram a ele o apelido pejorativo de beetle, besouro em inglês. Além disso, carregava a pecha de ser “o carro de Hitler”, o veículo que o ditador nazista sonhara para o povo alemão.

Em 1959, a agência, a Doyle Dane Bernabach, conhecida hoje como DDB, é contratada para fazer a propaganda do Fusca nos Estados Unidos, o publicitário Bill Bernbach se encarregou de mudar a visão dos americano com o Fusca, e engatou uma nova marcha na história dos negócios do século 20. O anúncio que criou para o pequeno besouro mudou o jeito de se fazer propaganda no mundo, tornando-se o grande divisor de águas entre o antes e o depois da “Era Criativa”. O layout não tinha nada demais, era extremamente básico. O que o torna genial é o seu título, “Think Small” (pense pequeno). Seu humor provocativo ia contra o pensamento corrente nos Estados Unidos do “pense grande”. Um fenômeno curioso se registrou: os consumidores chegavam às lojas de automóveis repetindo aos vendedores quase literalmente os textos da campanha publicitária que tinham ouvido. 

Os anúncios de Bill Bernbach tinham humor e falavam com o consumidor como se fosse um amigo próximo. Acreditando no bom senso dos consumidores, a Volkswagen seguiu investindo em anúncios que posicionavam corretamente o Fusca como segundo carro da família ou destacavam diferenciais como facilidade de estacionar e a refrigeração a ar (no inverno americano a água dos radiadores congela) sempre de forma criativa. Outros anúncios causaram grande impacto, como por exemplo, o que tinha a frase “It's Ugly, But it gets you there” (É feio, mas leva-o lá), ou outro em que apenas aparecia a foto do automóvel e a palavra “Lemon” (Limão), expressão coloquial que tanto pode significar feio como defeituoso, ou ainda o que mostrava um Volkswagen quebrado seguido da palavra "Impossible" (Impossível). Os resultados da campanha foram extraordinários.


Bill Bernbach recebeu muitas criticas por se um judeu ajudando a vender o "carro nazista", ele faleceu em 1982 de leucemia, e foi considerado um dos maiores publicitários.

Nenhum comentário:

Deixe seu comentário...

Tecnologia do Blogger.